Vitiligo

O Vitiligo é uma doença cutânea crônica, que causa a despigmentação gradativa da pele em determinadas áreas do corpo. A doença é caracterizada pelo aparecimento de manchas de tonalidade claras e, apesar de suas causas ainda serem desconhecidas, elas ocorrem pela diminuição ou ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela melanina do nosso corpo.

A condição pode acometer todas as pessoas, apesar de ser mais perceptível em pessoas que tem o tom de pele mais escuro. Também pode afetar qualquer área do corpo, incluindo cabelo, olhos e boca.

Quais são os tipos de Vitiligo?

O Vitiligo ainda apresenta muitas formas de classificação, mas pode ser dividido em dois grupos:

As manchas que aparecem nas áreas do corpo tem uma evolução rápida e se estabilizam depois. Podem ser classificados em 3 grupos:

• Focal, no qual as manchas aparecem em duas ou três partes do corpo;
  • De mucosa, as manchas aparecem somente nas regiões genitais ou nos lábios;
  • Segmentar, que se caracteriza pelas manchas apresentarem formato de faixas unilaterais.

Embora não seja comum, o vitiligo generalizado é caracterizado pelo aparecimento de manchas simétricas nos mesmos locais, dos dois lados do corpo.  Ele pode evoluir de maneira rápida ou lenta, e pode ou não se estabilizar. Existem 4 tipos:

• Vitiligo Vulgar, em que as manchas afetam diversas áreas do corpo;
  • Vitiligo Universal, em que mais de 70% da área do corpo é afetada;
  • Vitiligo Misto, que é a mistura do vitiligo vulgar e o segmentar;
  • Vitiligo Acrofacial, onde as manchas só aparecem no rosto, mãos e pés.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exame físico, biópsia da pele e, se necessário, alguns outros exames determinados pelo médico.

Tratamento:

Alguns tratamentos são usados para a evolução da doença, ajudando na restauração do tom de pele.

Outra opção de tratamento é a combinação entre Terapia de Luz e a substância Psoraleno, em que o paciente é submetido à exposição de radiação ultravioleta A e ultravioleta B.

Os resultadas podem variar de pessoa para pessoa, podendo causar efeitos colaterais. Portanto, é fundamental o acompanhamento médico para que o melhor tratamento seja indicado à você.

• Vitiligo tem cura?

Ainda não existe uma cura definitiva para o Vitiligo, porém existem alguns tratamentos que ajudam a restabelecer a pigmentação natural da pele.

• É possível prevenir novas manchas?

Sim! Evitando usar roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição solar. Controlar o estresse é outra medida essencial.

As costas de uma mulher com manchas brancas na pele.