A Acne é uma inflamação que ocorre nas glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos, devido a obstrução dos poros por pele morta e sebo. Acne é o nome dado a cravos e espinhas que aparecem na pele, em especial de adolescentes, devido também a alteração de hormônios. Apesar de ser mais comum nessa fase, também podem aparecer em peles maduras, tanto de homens, mas principalmente na de mulheres.

Quais são as causas da Acne?

A alteração hormonal é uma das principais causas responsáveis pelas mudanças na pele. Essas lesões aparecem com frequência no rosto, pescoço, colo e ombros. Os hormônios responsáveis por essas alterações são chamados de andrógenos e estrógenos, e são produzidos pelo ovário da mulher e pelos testículos dos homens.
Também são produzidos pelas glândulas suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins em ambos os sexos. Essas duas glândulas são responsáveis pela produção de sebo e células mortas do corpo e, quando produzidas excessivamente, criam um ambiente propício para as bactérias.

Existem 5 tipos e graus diferentes de acne.
  • Acne do Recém-nascido
  • Acne Infantil
  • Acne Vulgar
  • Acne Cística
  • Acne Fulminante
Os graus variam de 1 à 5 e podem causar desde cravos e nódulos e, em quadros mais graves, elas podem evoluir para úlceras.

Diagnóstico

O diagnóstico da acne é feito por um por um profissional de dermatologia e, geralmente, é feito através de exames físicos. Em alguns casos, o médico pode pedir exames mais profundos, caso haja suspeita de outros problemas.

• O excesso de maquiagem pode levar à formação de espinhas?

Sim, principalmente em pacientes que já têm tendência à acne. A maquiagem fecha os poros da face, diminuindo a excreção do sebo.

• As cicatrizes e manchas de acne somem com o tempo?

Normalmente não. Porém existem diversos tratamentos que podem suavizar ou até mesmo eliminar essas marcas indesejadas. Consulte o seu médico dermatologista.

Uma mulher está tocando o rosto em frente a um espelho.