Verrugas

O que são?

As Verrugas são infecções na pele causadas pelo papilomavírus. É uma infecção que pode aparecer em diversas áreas do corpo e ativa o crescimento anormal de camadas superficiais da pele e, na maioria das vezes, são benignas. Elas podem variar de tamanho, formato e texturas, podendo ser lisas ou rugosas. Existem vários tipos de verrugas.

Tipos de Verrugas:

• Verruga Subungueal;
  • Verruga Vulgar;
  • Verruga Periungual;
  • Verruga Plana;
  • Verruga Filiforme.

Causas:

Suas causas são variadas, geralmente associadas ao papiloma vírus (HPV). Por conta disso é muito comum o aparecimento de verrugas em crianças, sendo frequentes também em camadas da pele em que há áreas de depilação.

Sintomas:

Os sintomas variam de acordo com o tipo de verruga. Geralmente crescem em superfícies ásperas, podem ser mais claras ou mais escuras, raramente pretas. Sua superfície pode ser lisas ou achatadas e, em alguns casos, é possível que elas causem dor.

• Verrugas comuns: Geralmente aparecem na região das mãos, podendo se estender para outras partes do corpo;
  • Verrugas plantares: São aquelas que aparecem na sola do pé, podendo causar dor e desconforto;
  • Verrugas Genitais: Também chamadas de Condilomas, elas aparecem na região púbica ou no canal vaginal e anal;
  • Verrugas Periungueais ou Subungueais: Esse tipo aparece nas unhas, podendo ser ao seu entorno ou até mesmo, embaixo da unha.

Diagnóstico e Tratamento

• O diagnóstico é feito por um profissional da área de dermatologia e raramente requer exames laboratoriais.

• O tratamento deve ser feito de acordo com o tipo e grau de verruga, local em que é encontrada e idade do paciente. Eles podem ser feitos no próprio consultório médico e o paciente pode também usar medicações em casa. A quantidade de aplicações do tratamento depende da resposta do organismo do paciente.

• Que cuidados devo ter com as verrugas?

Os cuidados e tratamentos devem ser feitos sempre com um acompanhamento médico para que não haja risco de infecções ou piora no quadro. Não se deve manipular as verrugas e nem usar objetos cortantes em cima das mesmas e deve-se manter o local sempre limpo.

• As verrugas são contagiosas?

Essas lesões são causadas pelo papilomavírus e, por conta disso, são contagiosas, podendo espalhar-se por todo corpo. Por isso, o cuidado com elas deve ser redobrado, não devendo cutucá-las.

Ainda tem alguma pergunta?

Inscreva-se para receber nossa Newsletter