Micoses

As micoses são infecções que podem atingir tanto a pele, quanto unhas e cabelos. Elas são causadas por fungos que vivem no nosso organismo, mas que podem se desenvolver de maneira rápida, podendo causar doenças.

As micoses ocorrem especialmente nesses lugares, pois são locais do nosso corpo que tem maior umidade e calor, facilitando a proliferação dos fungos, os quais se alimentam da queratina presente na pele.

Quais são os tipos de Micoses?

Existem 3 tipos de micoses, a Pitiríase Versicolor, Tineas e Onicomicoses.

Caracteriza pelo seu tom esbranquiçado, seguido de descamação. A Pitiríase Versicolor,  comumente chamada de “pano branco”, pode aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, pescoço, tronco e braços. Ela é mais comum em jovens e adolescentes, há uma descamação fina e sua tonalidade pode variar entre branco, rosa ou castanho.

É um tipo de micose que atinge, geralmente, a região dos pés. Por conta disso, é popularmente apelidada de “pé de atleta”. A região atingida apresenta manchas vermelhas e descamativas.

São as micoses que acometem as unhas, tanto dos pés quantos das mãos, tornando a unha mais grossa e podendo causar seu descolamento. Conforme a doença se agrava, é possível que a tonalidade das manchas altere, comprometendo o fortalecimento e a aparência das unhas.

Causas

A micose ocorre  tanto pela infecção por fungos exógenos quando pela proliferação de fungos que já vivem em nossa pele. No entanto, é possível que o mesmo combata essa proliferação, sem causar sintomas aparentes. Nosso corpo hospeda bactérias capazes de conter a reprodução dos fungos.

Outro fator que pode influenciar na aparição de micoses é o uso prolongado de antibióticos que podem destruir as bactérias boas, dando espaço para a colonização dos fungos na pele.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por um médico dermatologista por meio do exame físico e o exame micológico direto, que pode ser feito já no ato da consulta

Tratamentos

Os tratamentos variam de acordo com o tipo de micose, assim como seu tempo de tratamento, podendo ser necessário o uso de remédios ou até mesmo com o uso de pomadas.

É de suma importância o acompanhamento médico, para que o tratamento seja feito de maneira correta e a doença não se agrave.

• Há meios de prevenir a micose?

Algumas precauções podem ser tomadas para evitar a micose, em especial os hábitos higiênicos diários. Tomar cuidado com materiais de finalidades estéticas como, por exemplo, alicates de manicure. Atentar-se à secagem correta pós-banho, em especial nas dobras do corpo, evitar a permanência de roupas molhadas no corpo, não usar calçados sem ventilação por um longo período de tempo e evitar roupas que tiram a ventilação do corpo.

• Micose é contagiosa?

Sim, a micose na maioria das vezes é uma doença contagiosa especialmente quando as lesões estão na pele. Por isso, o cuidado com objetos de higiene pessoal deve ser sempre redobrado para que o risco de contágio seja diminuído.

Uma pessoa usando luvas azuis está aplicando um conta-gotas no pé.