Rosácea

A Rosácea é uma doença crônica que causa sensibilidade excessiva na pele. Sua causa ainda é desconhecida, porém estudos mostram que essa inflamação pode estar ligada a um desequilíbrio no sistema imune do paciente.

A doença acomete, na maioria dos casos, mulheres de 30 a 50 anos, podendo causar na pele vermelhidão, espinhas e irritabilidade na região dos olhos. No caso de homens que têm essa condição, os sintomas podem aparecer de uma forma mais intensa.

Quais são os tipos de Rosácea?

Os sintomas da rosácea variam de acordo com o grau que ela se encontra e seu tipo. Existem 5 tipos de rosácea, que podem até mesmo se sobrepor, são eles:
  • Eritemato Telangectásica;
  • Rosácea Fimatosa;
  • Rosácea Ocular;
  • Rosácea Pápula Pustulosa
  • Granulomatosa.

Diagnóstico

Geralmente, o diagnóstico de rosácea é feito pelo médico dermatologista, através de exames físicos, não necessitando de exames laboratoriais ou de qualquer outro tipo.

Tratamentos

Existem diversos tipos de tratamentos para essa desordem crônica, que visam melhorar a aparência e os sintomas da mesma. Esses tratamentos variam de acordo com o tipo e grau que se encontra.

Eles podem ser tópicos, sistêmicos ou através da utilização de Laser.

É de suma importância o acompanhamento médico, para que não corra riscos de agravamento da doença.

• Rosácea tem cura?

A Rosácea, por ter causa desconhecida, é uma doença que ainda não possui cura. Porém, podem ser feitos tratamentos que visam melhorar a aparência e amenizar os sintomas da mesma.

• Tem como prevenir rosácea?

A Rosácea é uma doença crônica e de causa desconhecida. Por conta disso, não há como prevenir a doença. Porém, algumas precauções podem ser tomadas para que evitar a piora da doença, como por exemplo, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou produtos que contenham álcool na composição, evitar exposição excessiva ao sol e tomar cuidado com temperaturas muito elevadas.

Um close do rosto de uma mulher com vermelhidão e olhos verdes.