Psoríase

A Psoríase é uma doença de pele relativamente comum, crônica e não contagiosa, de caráter cíclico, ou seja, apresenta sintomas que aparecem, desaparecem e reaparecem de tempos em tempo.

Causas

Trata-se de uma doença de causa desconhecida, mas acredita-se que possa ter alguma relação com o sistema imunológico, interações com o meio ambiente e com propensão genética.

Os sintomas podem variar de paciente para paciente, mas os mais comuns são:
  • Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas;
  • Pele ressecada e rachada; podendo chegar a apresentar sangramentos;
  • Pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós-lesões;
  • Coceira, queimação e dor.

Quais são os tipos de Psoríase?

Este é o tipo mais comum de psoríase. Tem como principal característica a ocorrência de placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Geralmente, essas placas causam coceira e até mesmo dor, podendo atingir o corpo todo.

Este tipo de psoríase atinge as unhas das mãos e dos pés.

Este tipo de psoríase é caracterizado pelo surgimento de áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, semelhantes à caspa, principalmente após coçar.

Este tipo de psoríase ocorre, geralmente, a partir de infecções causadas por bactérias e atinge mais comumente crianças e jovens antes dos 30 anos. Apresenta pequenas feridas cobertas por uma fina escama, em formato de gota nas seguintes regiões: tronco, braços, pernas e couro cabeludo.

Manchas inflamadas e vermelhas que ocorrem, principalmente, nas áreas úmidas (axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor dos genitais).

Este tipo é caracterizado pela ocorrência de manchas, bolhas ou pústulas em todo o corpo.

Tipo menos comum de psoríase. É caracterizado pela ocorrência de manchas vermelhas que podem coçar ou arder intensamente em todo o corpo.

Este tipo de psoríase, também chamada de artrite psoriática, causa dores e inchaço nas articulações dos dedos das mãos, pés, coluna e quadril.

Tratamentos

Os tratamentos ou uma combinação de terapias são indicados conforme o tipo e a gravidade de psoríase.
  • Casos leves: hidratação da pele e aplicação de medicamentos tópicos nas áreas lesionadas e de exposição diária ao sol.
  • Casos moderados: tratamento com exposição à luz ultravioleta A (PUVA) ou ultravioleta B (banda estreita). Trata-se de uma modalidade terapêutica denominada Puvaterapia.

Os tipos de tratamento mais comuns são o tópico, sistêmico, biológico e fototerapia.

Este tipo de tratamento envolve medicamentos em cremes e pomadas, com aplicação direta na pele. Seu uso pode ser em conjunto com outras terapias ou isolado, em casos de graduação leve.

É indicado para os pacientes com psoríase moderada a grave.

Tratamento indicado para casos de psoríase grave com o uso de medicamentos injetáveis.

Este tipo de tratamento requer profissionais especializados, pois caracteriza-se pela exposição da pele paciente à luz ultravioleta de forma consistente e com supervisão médica.

• Quais são os fatores de risco?

Dentre os fatores que podem aumentar as chances de uma pessoa ter psoríase ou piorar o quadro em pacientes com a doença são: histórico familiar, estresse, obesidade, baixas temperaturas, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

• A psoríase tem cura?

Não, psoríase é uma doença sem cura. Mas há diversos tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e atenuar os desconfortos.

Uma pessoa está aplicando um creme na mão para psoríase