Alergias

O que são?

As alergias são uma condição em que o sistema imunológico reage de maneira anormal a qualquer fator externo que entrar em contato, direto ou indireto, com o corpo.

Mais sobre as Alergias

É uma reação de hipersensibilidade que o corpo tem quando exposto a diversos tipos de agentes que são, geralmente:
  • Ácaros;
  • Insetos;
  • Fungos;
  • Pelo de animais;
  • Alimentos;
  • Medicamentos.
A alergia só é desencadeada em pessoas geneticamente predispostas quando entram em contato com algum destes agentes.
Esse problema se tornou problema de saúde pública, uma vez que 10% à 20% da população mundial, hoje em dia, tem alergia. Pode atingir também indivíduos de todas as faixas etárias, diminuindo a qualidade de vida.

Tipos de Alergias

• Urticárias, que podem ser desencadeadas por medicamentos, alimentos, distúrbios hormonais, picadas de insetos, infecções, doenças autoimunes, entre outros fatores;

Dermatite atópica, essa alergia está relacionada diretamente à hereditariedade e pode manifestar-se através de eczemas, que são lesões recorrentes da pele;
Dermatite de contato; são as alergias que ocorrem devido ao contato da pele com substâncias irritativas, como detergentes ou bijouterias.

Estrófulos, são causadas por picadas de insetos.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com cada tipo de alergia, podendo causar o aparecimento de manchas ou placas vermelhas pelo corpo, coceira, inchaço no local, formigamento ou, em casos mais graves, anafilaxia e fechamento da glote, que é o canal da garganta, impedindo que a respiração aconteça.

Diagnóstico

O diagnóstico de alergias é feito através de exame físico por um médico dermatologista. Também é analisado o histórico familiar e, se necessário, outros exames são requeridos, como testes cutâneos, exames laboratoriais e por imagem.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de alergia que o indivíduo apresenta. Podem ser feitos tratamentos clínicos ou, em casos que os mesmos não funcionam, podem ser usados tratamentos que interferem no sistema imunológico.