Molusco Contagioso

Molusco Contagioso é uma infecção viral que causa o aparecimento de nódulos na pele. São pequenas pápulas com uma depressão patológica em seu centro que podem, muitas vezes, serem confundidas com verrugas.

Causas:

O Molusco Contagioso é causado pelo Poxvírus e sua forma de contágio mais comum é o contato direto. O vírus pode se espalhar através de objetos que estejam contaminados ou, em adultos,  através da relação sexual. Por conta disso, pode ser tratado também como uma DST.

Sintomas:

As lesões surgem nas áreas mais sensíveis do corpo, formando pápulas pequenas, da mesma tonalidade da pele e são indolores. Em média, elas medem 5mm e tem em seu centro uma umbilicação. Elas podem aparecer em pequeno ou grande número, geralmente na região do tronco.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por uma médico dermatologista por meio do exame clínico, porém, quando necessário, outros exames como biópsia da lesão, podem ser necessários

Tratamento:

O tratamento varia de acordo com o tipo de lesão e condição de saúde que o indivíduo se encontra.

Em pessoas que tem uma produção normal de anticorpos, é possível que o Molusco Contagioso desapareça sozinho, sem haver a necessidade de uma intervenção por algum tipo de tratamento. Porém, o indicado é sempre um acompanhamento médico.

Nos casos em que o sistema imunológico está comprometido, é necessário um tratamento específico para que não haja a piora do quadro.

Quando há poucas lesões, a raspagem (curetagem) é a uma ótima opção. Também podem ser indicados, pelo seu médico dermatologista, um tratamento medicamentoso.

• Molusco Contagioso tem cura?

É possível que as lesões de Molusco Contagioso se estendam por meses ou até mesmo anos. Porém, com o tratamento adequado, existe a possibilidade de cura.

• É possível que Molusco Contagioso desencadeie alguma complicação?

Caso não haja o tratamento adequado para o tipo de lesão, algumas complicações podem surgir, como haver a persistência ou propagação das doenças e, em casos mais graves, infecções bacterianas.