Melasma

Melasma

O que é?

Melasma é uma condição na qual ocorre o surgimento de manchas escuras na pele. Ainda que seja mais comum no rosto, pode ocorrer em outras regiões do corpo, como braços, pescoço e colo e, na grande maioria dos casos, essas manchas aparecem em mulheres. 
Agende uma consulta para saber mais

Causas

Sem uma causa exatamente definida, muitas vezes o melasma está ligado com o uso de anticoncepcionais, exposição ao sol e gravidez. 
Além disso, sabe-se que há um outro fator que desencadeia: a exposição à luz ultravioleta e, inclusive, à luz visível. Outros fatores que podem influenciar no surgimento das manchas são fatores hormonais e predisposição genética.

Sintomas

Surgimento de manchas escuras ou acastanhadas, com formatos irregulares e bem definidos, geralmente simétricas (iguais nos dois lados).

Tratamentos

Há diferentes tipos de tratamento para melasmas, mas todos eles envolvem recomendações de proteção aos raios ultravioleta e à luz visível e têm em seu conjunto de medidas, ações para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Dentre os tratamentos existentes, os principais são: 

O que é?

O aspecto principal para que o tratamento proposto, independente de qual seja, tenha efeito é a proteção aos raios solares. Pacientes acometidos por melasma devem consultar um dermatologista para usar diariamente o protetor solar apropriado com FPS adequado nas áreas atingidas. Atualmente, sabe-se que o uso diário de filtros solares é capaz de ajudar no fortalecimento dos benefícios obtidos a partir das medidas recomendadas à essa condição.

O que é?

Para ajudar na remoção das manchas, o paciente pode utilizar cremes clareadores. Geralmente, são indicados aqueles à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Três meses depois de iniciar o tratamento, já possível notar resultados. No entanto, é importante ressaltar que este não é um método eficaz para todos os pacientes, ou seja, nem todos os pacientes apresentam resultados com o uso de cremes. 


Sabe-se que o tempo necessário para que a condição se estabilize e as mínimas exposições não representem uma oportunidade para o pigmento retornar pode ser de muitos meses ou anos. Portanto, pacientes com esta condição precisam de tratamento e fotoproteção constante. 

O que é?

Os peelings podem ser uma alternativa para o clareamento gradual da pele. Como existem diferentes tipos de peeling, o ideal é passar em consulta com o dermatologista para indicação do mais adequado, conforme a necessidade individual.

O que é?

Algumas formas de energia luminosa (Laser e Luz Intensa Pulsada) podem ser boas alternativas para clarear o melasma. Este tipo de tratamento requer cuidado e atenção para não gerar mais pigmentação. Dessa forma, deve ser realizado por um profissional habituado às fontes de energia luminosa, como o dermatologista. 

Dúvidas frequentes

  • Há formas de prevenção a essa condição?

    Sim, a melhor forma é proteger-se diariamente dos raios solares, com a utilização de protetor solar e sua reaplicação ao longo do dia. Além disso a fotoproteção com  filtros físicos (protegem da luz visível) são fundamentais. 

    Pacientes diagnosticados com melasma devem utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis, a fim de evitar a exposição solar da região afetada.

  • Quais são os tipos de melasma?

    Os melasmas podem ser classificados segundo a camada da pele em que está presente:


    • Melasma Superficial : caracterizado pela presença de pigmentos na epiderme, equivale a 80% dos casos;
    • Melasma Médio ou misto: caracterizado pela presença de pigmentos na epiderme e na derme, equivale a 15% dos casos;
    • Melasma Profundo ou melasma dérmico: caracterizado pela presença de pigmentos profundos, na derme profunda, equivale a 5% dos casos.
Um close do rosto de uma mulher com manchas marrons
Share by: