A pele é considerada o principal órgão do corpo. Ao longo da vida, ela sofre mudanças significativas, seja por causa da idade, hormônios ou fatores externos. Cada uma dessas etapas exige cuidados especiais para mantê-la saudável.
Nesse cenário, muitas pessoas têm dúvidas sobre como prevenir o envelhecimento da pele e se isso realmente é possível. A resposta é: sim!
Porém, para manter a aparência natural em qualquer idade, é preciso mudar hábitos e escolher os produtos certos para proteger, nutrir e reparar a pele.
Neste conteúdo, você vai conhecer como funciona o envelhecimento da pele e as suas principais fases. Saberá como prevenir e tratar as alterações sofridas por ela ao longo dos anos. Boa leitura!
Como ocorre o envelhecimento da pele?
O envelhecimento da pele, assim como acontece no organismo como um todo, está relacionado com as células somáticas do corpo, que começarem a morrer e a não serem substituídas.
Fisiologicamente falando, ele está associado à:
Existem 2 tipos de envelhecimento e eles apresentam características e fatores de risco distintos. São eles:
1. Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico
É aquele que ocorre devido à passagem do tempo. As principais alterações reparadas são as linhas de expressão, o ressecamento cutâneo e a diminuição na espessura da pele.
Geralmente, ele é influenciado por fatores como:
2. Envelhecimento extrínseco da pele
É o tipo de envelhecimento provocado por fatores externos e ambientais. Um dos agentes mais agravantes é a radiação solar ultravioleta, que atua na pele causando queimaduras, fotoenvelhecimento e podendo levar ao surgimento de câncer.
Outros fatores que podem acelerar o envelhecimento da pele são:
Tabaco;
Álcool;
Movimentos musculares repetitivos e contínuos;
Poluição;
Bronzeamento artificial;
Estresse
Dieta desequilibrada e rica em açúcar.
Fases do envelhecimento da pele
Na primeira fase do envelhecimento, que costuma ocorrer a partir dos 25 anos, a pele começa a perder luminosidade e são reparadas irregularidades na sua tonalidade e no relevo.
O que ocorre nesse momento é que a produção do colágeno começa a ficar mais lenta
e a ser insuficiente para manter a firmeza e sustentação. Logo, surgem as primeiras rugas e marcas de expressão.
Com 30 anos, há o enfraquecimento na função de barreira da pele, fazendo com que os radicais livres penetrem com mais facilidade. O processo metabólico das células também começa a desacelerar, levando à perda de elasticidade e da hidratação.
Na faixa etária dos 30 aos 50 anos, as fibras de preenchimento da pele começam a ficar mais debilitadas
e o colágeno e as fibras elásticas se degradam com mais facilidade e intensidade. Com isso, a pele começa a ficar com aparência mais flácida e as rugas se tornam ainda mais aparentes e profundas.
Além disso, começam a ser reparados outros sintomas, como:
Dos 60 anos em diante, é possível reparar a perda de densidade e do contorno facial. Isso ocorre porque a regeneração não é suficiente, fazendo com que a pele fique ainda mais fina e perca volume.
A pele madura também fica mais sensível aos raios UV, tornando-se mais propensa ao surgimento de manchas.
Como prevenir o envelhecimento da pele?
Com a adoção de bons hábitos e de uma rotina de cuidados, é possível prevenir o envelhecimento da pele, principalmente aquele que surge de forma precoce.
A primeira ação consiste em redobrar os cuidados no momento de se expor ao sol. É essencial proteger a pele diariamente, mesmo em dias de chuva e frio. Para isso, deve-se aplicar protetor solar com FPS 30 ou mais em todas as áreas que ficam expostas, incluindo:
- Rosto;
- Mãos;
- Nuca;
- Orelhas;
- Braço.
Em caso de exposição prolongada ao sol ou suor excessivo, a reposição é fundamental para garantir a proteção.
Existem casos em que somente o filtro solar não é suficiente, como quando é preciso ficar no sol no horário em que a radiação é mais forte (das 10h às 14h). Nessas situações, recomenda-se utilizar óculos de sol, chapéu e roupas apropriadas
e que permitam a transpiração.
Uma pele hidratada passa pelo uso de cremes e também pela ingestão de líquidos. Portanto, beber no mínimo 2 litros de água é essencial, até para eliminar as toxinas do corpo.
Outra forma de prevenir o envelhecimento da pele é mantê-la sempre limpa. Desta forma é possível eliminar resíduos de poluição, suor, maquiagem
e outras substâncias que obstruem os poros e levam ao surgimento de rugas.
Outra dica importante: pare de fumar! As melhoras na pele são visíveis assim que fumantes abandonam o vício.
Quais os tratamentos que atenuam os sinais de envelhecimento?
Além do protetor solar e dos cremes antienvelhecimento, existem diversos procedimentos que melhoram a aparência da pele e a deixam mais saudável e viçosa. Conheça os mais indicados pelos especialistas:
Peeling químico
Trata-se de um tratamento não invasivo
que ajuda a recuperar a superfície cutânea. Ele pode ser realizado com mais de um tipo de ácido, como:
Glicólico;
Retinóico;
Mandélico.
Após a aplicação, a camada superficial da pele é renovada, minimizando as linhas finas e as manchas, bem como devolvendo o seu brilho. Apesar de ser mais utilizado na face, também é indicado para:
Pescoço;
Colo;
Mãos;
Braços.
Luz Intensa Pulsada e Laser
São mecanismos que
tratam a pele de forma térmica. Costumam ser indicados no tratamento de:
Laser fracionado
Consiste na aplicação de uma luz de laser focada na pele. Através do calor gerado, remove as camadas superiores e médias da pele. Isso permite que, após a cicatrização, haja uma melhora visível nas rugas e na coloração.
Toxinas e preenchimentos
São indicados para restaurar o volume e minimizar linhas finas e rugas. A mais conhecida é a
toxina botulínica, que pode ser utilizada em áreas do rosto como:
- Rugas do nariz e ao redor da boca.
Os resultados da toxina geralmente persistem por 4 a 6 meses, enquanto os preenchedores podem perdurar por até um ano e meio.
Procure ajuda especializada!
Para prevenir o envelhecimento da pele, é essencial começar os cuidados desde cedo. Apesar de alguns fatores serem difíceis de controlar, como a genética e os hormônios, é possível evitar que a pele perca a sua beleza de forma precoce.
Procure um
dermatologista. Ele poderá lhe orientar melhor sobre as formas de prevenção e indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de pele!