Lembra daquele ditado “a idade nunca vem sozinha”? Pois então, com o passar dos anos, é super normal que a pele perca um pouco de elasticidade e que as linhas de expressão e rugas deem as caras. Pensando pelo lado positivo, elas nada mais são do que os anos de experiência vividos. Mas, ainda assim, há quem não goste de ter o tempo marcado na pele. Se você é uma dessas pessoas, saiba que existem diversos tratamentos para rugas faciais que farão você se sentir mais jovem e melhor consigo mesmo.
Peeling químico
Peeling químico é um tratamento estético feito com ácidos aplicados sobre a pele. Esse procedimento faz com que as camadas mais danificadas saiam, dando espaço para o crescimento de outras camadas lisas. A técnica do peeling químico pode ser utilizada para melhorias na pele do rosto, das mãos e do pescoço. Pode-se realizar desde a remoção de manchas, até marcas de acne e cicatrizes. Os principais tipos de peeling químico são: - Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele. É uma técnica ótima para clarear manchas e extrair marcas de acnes. Além de ser eficaz no tratamento de rugas faciais superficiais;
- Peeling químico médio: são utilizados ácidos que removem a camada mais externa e média da pele. Mais utilizado para tratar acnes e rugas mais profundas;
- Peeling químico profundo: remove as camadas de pele até o nível interno, recomendado para peles danificadas pelo sol e com cicatrizes de acne ou de acidentes.
Os resultados do procedimento de peeling químico podem ser notados a partir da segunda sessão de tratamento. Como a pele fica muito sensível, um pouco avermelhada e escamosa, aconselha-se usar um bom creme hidratante com filtro solar. Essa técnica de peeling químico também auxilia na diminuição da oleosidade da pele, aumenta a produção de colágeno, além de prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. O tratamento apresenta resultados mais satisfatórios em peles mais claras.
Toxina botulínica
A toxina botulínica, o famoso botox, é uma toxina produzida por uma bactéria, que é purificada e usada em doses que desenvolvem nenhum tipo de doença. O botox é aplicado no músculo e causa um relaxamento na região. Para o uso estético, o botox é indicado para suavizar rugas e linhas de expressão do rosto. Principalmente nas rugas na testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas), pés de galinha, entre outros.
O botox é um dos tratamentos para rugas faciais que apresenta os resultados mais visíveis, notados a partir de dois até cinco dias após a aplicação. Porém a aplicação deve ser realizada por profissionais da área, como dermatologistas e cirurgiões plásticos. Uma das dúvidas mais frequentes com relação à aplicação de botox é referente à não expressão facial.
Quando aplicado em doses corretas e nos músculos adequados, é possível manter as expressões faciais com aspecto muito natural. E fique tranquilo, pois o uso frequente da substância não provoca perda de expressão a longo prazo.
Laser de CO2 fracionado
O laser de CO2 fracionado é um ablativo, ou seja, causa uma abrasão mais profunda na pele de forma controlada. Após a cicatrização, o colágeno é produzido, provocando uma retração da pele. Isso faz com que a pele fique mais esticada e as rugas finas melhorem. Esse tratamento remove camadas inteiras de pele, mas em uma profundidade programada por quem a está aplicando.
Por causar ablação em uma grande extensão da pele, a aplicação fracionada atinge a pele de forma mais profunda, porém em regiões menores. Com isso, a agressão é menor e a recuperação é bem mais rápida. O laser CO2 fracionado é indicado para quem busca rejuvenescimento da pele e remoção de cicatrizes. Além disso, é um excelente tratamento para rugas faciais, pois atinge diversas superfícies da pele, nivelando sua estrutura.
A melhoria na pele oferecida pelo laser CO2 fracionado é duradoura. Mas como o processo de envelhecimento é constante, aconselha-se retornar ao médico uma vez ao ano ou a cada seis meses, para uma possível reaplicação. Após esse tratamento, é muito comum a pele ficar avermelhada e inchada.
O edema pode permanecer por até 5 dias após a aplicação e a vermelhidão por 7-10 dias. Portanto, usar os cremes hidratantes e protetor solar indicado pelo médico é de suma importância. O laser CO2 fracionado é contraindicado para pacientes de pele negra ou que possuam alguma doença fotossensível ou infecções na pele.
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento facial é um procedimento utilizado para quem busca embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Nesse caso, o ácido hialurônico preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. As aplicações podem ser feitas desde a derme superficial, derme profunda, até o tecido subcutâneo.
O ácido hialurônico preenche o espaço entre as células, e como isso atrai água para o local da aplicação, ele melhora não só as rugas, como também a hidratação da pele. Os locais mais comuns das aplicações são no famoso “bigode chinês”, nos lábios, área das olheiras, maçãs do rosto, contorno da mandíbula e em cicatrizes.
Normalmente, em uma sessão já é suficiente para que o procedimento seja um sucesso. Porém, se não tiver um resultado satisfatório, pode ser feito um retoque. A duração do preenchimento com ácido hialurônico não é permanente, mas deve durar em torno de 12 a 20 meses.
O que achou desses tratamentos para rugas faciais? Conte-nos qual lhe chamou mais atenção e compartilhe como foi a sua experiência, caso tenha realizado algum desses procedimentos. Deixe seu comentário!