Acne da Mulher Adulta

A acne da mulher adulta é conceituada como o quadro acneico em mulheres a partir dos 25 anos. Essa dermatose tende a tornar-se crônica, com períodos de exacerbação e melhora. Ocorre em todas as etnias, sendo mais frequente em mulheres brancas e menos frequente em orientais. A prevalência atual gira em torno de 41% das mulheres adultas.

A acne da mulher adulta é classificada em 3 subtipos de acordo com o período de início do quadro.

• Acne Persistente: inicia-se na adolescência e persiste até a idade adulta. É o subtipo mais comum, correspondendo a 80% dos casos.
  • Acne de Início Tardio: inicia-se após a adolescência, entre 21 e 25 anos.
  • Acne Recorrente: inicia-se na adolescência, seguida por um período de melhora e posterior agravo após os 25 anos.

As lesões caracterizam-se por pápulas e pústulas localizadas em geral no mento, linha da mandíbula e pescoço, a chamada “região da barba”.

A acne da mulher adulta é multifatorial e destacam-se os seguintes fatores:

• Aumento da sensibilidade da glândula sebácea aos hormônios androgênicos
  • Deficiência da imunidade local, favorecendo crescimento bacteriano e inflamação crônica das glândulas sebáceas
  • Participação da resistência periférica à insulina
  • Dieta rica em alimentos com alta carga glicêmica
  • Uso de cosméticos oclusivos
  • Estresse emocional, alterações do sono e poluição
  • Tabagismo

Tratamento

O tratamento varia conforme a gravidade das lesões. Podem ser utilizadas desde medicações tópicas, como retinóides, peróxido de benzoíla e antibióticos tópicos, até medicações orais, como isotretinoína, antibióticos e terapia hormonal.

A acne da mulher adulta influencia negativamente as relações pessoais e profissionais, podendo levar à introspecção, ao isolamento social e à depressão. Além disso, é frequente o surgimento de manchas e cicatrizes após o desaparecimento de uma lesão inflamatória, agravando ainda mais o quadro. Dessa forma, seu tratamento deve ser precoce e direcionado para cada caso, buscando abranger os diferentes fatores causais da acne.