Cuidados com a pele: os 8 hábitos mais prejudiciais

Ter uma pele bonita e saudável é o desejo de muita gente. Para isso, recorremos a tratamentos estéticos para tomar os devidos cuidados com a pele, com cremes relativamente caros que prometem e quase sempre não superam nossas expectativas.

Você já passou por essa experiência?

Investir em tratamentos estéticos sempre é uma ótima alternativa, mas, em geral, os traços indesejáveis podem ser evitados por iniciativas que tomamos diariamente.

Às vezes, as ações que prejudicam a saúde da pele já se tornaram tão corriqueiras que fazem parte do nosso estilo de vida.

Por isso, vou apresentar alguns hábitos prejudiciais aos cuidados com a pele, que você deve evitar. Confira!

Os 8 hábitos que prejudicam os cuidados com a pele

1. Não dormir bem

cuidados com a pele
O sono é reparador, pois é enquanto dormimos que as células se renovam para nos oferecer uma pele mais saudável. É durante esse período que os hormônios relacionados ao rejuvenescimento são produzidos, entre os quais podemos citar a melatonina e o hormônio do crescimento.

Esses hormônios se enquadram na categoria de calmantes e reparadores, portanto, o organismo precisa de um tempo para descansar e produzi-los com qualidade.

Dormir menos de 7 horas por noite interfere nos níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse), na produção de antioxidantes (que protegem a pele de qualquer dano) e na perda de colágeno. O resultado é uma pele acneica, danificada mais facilmente pelos raios ultravioleta, seca, flácida e com linhas.

Quem sofre de insônia ou dorme poucas horas fica com a pele sem brilho, mais propensa a rugas e olheiras. Contudo, o número de horas dormidas varia de acordo com a característica de cada um. Por isso, é importante respeitar seus limites.

2. Não beber água constantemente

cuidados com a pele  A água é um dos principais elementos do organismo, visto que corresponde a mais de 60% do corpo humano e influencia no bom funcionamento de vários órgãos.

Ingerir a quantidade adequada de água diariamente, torna as rugas menos perceptíveis, a pele mais firme e previne o envelhecimento precoce, já que a sustentação da pele é feita a partir das fibras de colágeno, que necessitam da água para se renovar e funcionar corretamente.

Para manter os cuidados com a pele, a dica é beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. Para isso, algumas ações podem ajudar, como manter uma garrafa de água sempre na bolsa, colocar lembretes na mesa de trabalho e em ambientes que você costuma passar o dia. Passe a beber água ao sentir fome, pois, às vezes, a sensação de sede é confundida com vontade de comer.

Quando você menos perceber terá criado um hábito saudável e assim, a pele ficará mais bonita, firme e hidratada da maneira mais natural possível.

3. Não usar protetor solar

A exposição solar inadequada, sem o uso do protetor, é altamente prejudicial aos cuidados com a pele, pois causa queimaduras, rugas, manchas e cicatrizes.

Os raios ultravioletas também são prejudiciais à saúde, pois danificam o DNA das células e possuem efeito cumulativo, podendo causar câncer de pele.

Além disso, o envelhecimento precoce da pele também está intimamente ligado a exposição inadequada à radiação solar. O processo, conhecido como fotoenvelhecimento, ocorre quando os raios UVB penetram nas células, atrapalhando a capacidade de renovação.

Uma maneira de preservar os cuidados com a pele é a prevenção. O uso do protetor solar é um investimento na futura manutenção e correção dos efeitos causados na pele, bem como nos tratamentos estéticos. Também evite passeios sem o uso de protetor solar e prefira realizá-los pela manhã ou próximo ao fim da tarde, após às 16h00.

4. Dormir de maquiagem

cuidados com a pele

Dormir de maquiagem é um erro grave pois o mal hábito obstrui os poros e não permite que a derme respire corretamente. Dessa forma, a pele perderá a viscosidade, o brilho, se tornará mais oleosa e mais propícia ao surgimento de cravos e espinhas.

Ficar tanto tempo com maquiagem no rosto também aumenta o risco de alergias, mesmo para quem usa a maquiagem tipo mineral.

Powered by Rock Convert

Para evitar que seus cuidados com a pele sejam afetados, é importantíssimo fazer a higienização correta! Após usar o demaquilante para retirar o produto do rosto, não deixe de lavá-lo.

Dê prioridade sempre ao uso de sabonetes neutros, pois eles retiram totalmente os resíduos e a oleosidade.

O processo pode ser finalizado com o uso de um bom hidratante facial indicado pelo dermatologista.

5. Fumar

Além de trazer inúmeros malefícios para a saúde, o cigarro atrapalha o processo de cicatrização da pele e acaba com as vitaminas antioxidantes presentes no nosso organismo. A falta dessa vitamina diminui a atuação do colágeno, proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele.

Também nota-se na pele de fumantes, uma mudança na tonalidade, que se torna acinzentada com o passar dos anos. Outro dano é causado nos poros, que se tornam mais dilatados e com cravos mais aparentes.

Mas não são apenas os aspectos estéticos que sofrem influência do tabaco. O cigarro é um importante fator de risco para alguns tipos de câncer de pele. Isso ocorre porque ele promove mutações no DNA celular.

6. Não ter uma alimentação saudável

Você já ouviu dizer que sua pele é o que você come? A boa alimentação é uma ótima aliada para quem se preocupa com a aparência e os cuidados com a pele.

Uma dieta rica em carboidratos, açúcares e gordura favorece o aumento de radicais livres. Além disso, se o organismo não recebe nutrientes encontrados em verduras, legumes e frutas (ricos em antioxidantes) não há como combater esses radicais, isso significa uma pele mais enrugada antes do tempo.

O excesso de açúcar também contribui na oxidação das células e no envelhecimento precoce, por causa de um processo inflamatório das células. A pele, então, ganha rugas, perde a tonicidade e o viço.

Existem alimentos que são capazes de ajudar na promoção e manutenção de uma pele saudável. A preocupação com o que ingerimos auxilia na estética facial e corporal.

Esse processo de tratamento da pele, que ocorre de dentro para fora, adia o surgimento de rugas, e contribui para um bronzeamento invejável quando alimentos como cenoura, mamão e abóbora são ingeridos com frequência.

Um ótimo alimento para consumo é o tomate, pois ele ajuda a combater os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioleta.

7. Sedentarismo

É mais do que comprovado que a prática de atividades físicas é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a saúde de forma geral.

Porém, o que muitos não sabem é que o sedentarismo prejudica também a saúde da pele, especialmente porque com o ganho de peso a pele “estica” e perde a firmeza quando a pessoa consegue emagrecer.

Além de auxiliar nos cuidados com a pele, a prática de exercícios melhora a circulação sanguínea e acelera o metabolismo, além de combater o estresse e contribuir para a qualidade do sono.

8. Exagerar na expressão facial

cuidados com a pele

Sorrir, chorar, preocupar-se, levam às expressões faciais comuns — e não devemos engolir o choro ou viver de cara amarrada —, mas o exagero com que algumas pessoas se expressam acelera o aparecimento das chamadas linhas de expressão.

Franzir a testa quando estamos preocupados, semicerrar os olhos quando estamos desconfiados ou, até mesmo, por causa de luz excessiva, tudo desencadeia as linhas finas, que com a constante expressão tornam-se profundas e mais complicadas de serem amenizadas.

Preste atenção se você tem esse costume. Atente-se a forma como você se expressa diante das emoções e aos poucos, procure se controlar para que elas não causem danos à sua pele.

Agora você está pronto para cuidar da sua pele! Gostou? Se você tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre cuidados com a pele, envie seu comentário e continue acompanhando nossas publicações, pois em breve traremos muitas dicas e segredos de beleza que você não pode perder!

tratamentos mais comuns para manchas na pelebenefícios do microagulhamento