Manchas na pele: o que são e quais podem ser as causas?

Independentemente da idade, todos nós possuímos alguma mancha na pele. Elas podem ser pequenas, médias ou grandes, e podem ser de nascença ou terem surgido ao longo da vida.

Mas o que talvez você não saiba é que nem toda mancha na pele é inofensiva. O excesso de melanina (que dá cor à pele) é o responsável por elas. É justamente esse pigmento que protege o nosso corpo dos raios solares. No entanto, seu excesso pode indicar alguma doença, seja pela exposição demasiada ao sol, provocado por medicamentos ou pela idade.

Neste artigo abordaremos algumas das principais manchas na pele e quais as causas, para que você possa se cuidar.

Manchas brancas na pele

Há doenças que causam manchas brancas na pele, como vitiligo e dermatite atópica, que são as mais comuns.

Vitiligo

As manchas brancas costumam se espalhar pelo corpo e atingir, inclusive, o interior da boca. São causadas por alteração genética ou baixa imunidade.

Dermatite atópica

É um tipo de alergia que pode atingir qualquer idade, ainda que seja mais comum na infância. Além da mancha branca, a dermatite causa coceira e descamação, e pode ser desencadeada por estresse, clima frio ou quente e contato com certos alimentos, como amendoim, ovo e leite.

Manchas escuras

As manchas escuras na pele são comuns em casos de exposição ao sol a longo prazo, uso de certos medicamentos (como anticoncepcionais) e gravidez. Algumas vezes também podem ser um aviso de doença mais séria, principalmente se ela sofrer alterações quanto a forma e a cor. Os principais tipos de manchas escuras são:

Melasma

É a mancha mais comum que aparece no rosto, principalmente de mulheres. O melasma surge pelo excesso de exposição ao sol e tem participação hormonal.

Mancha senil

Muita gente pode achar que é comum aparecer mancha senil em idosos, mas ela é causada por excesso de sol sem proteção ao longo da vida.

Manchas roxas na pele

Se você sofre uma pancada na pele é comum que apareçam hematomas roxos, isto porque houve um rompimento dos vasos sanguíneos. E quando a mancha com esta coloração surge sem que, aparentemente, haja uma causa?

Os motivos para a mancha roxa surgir são vários, desde alergia e deficiência de vitamina C, até mesmo estresse. Conheça outras causas:

  • Envelhecimento;
  • Doenças hepáticas;
  • Doenças da medula óssea;
  • Doenças genéticas;
  • Infecção viral;
  • Anticoagulantes e corticosteróides.

Deficiências de vitaminas e minerais, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico também podem causar a coloração roxa na pele.

Manchas vermelhas

Quando a nossa pele entra em contato com algo irritante ou, até mesmo, quando ingerimos um alimento indevido, a reação mais comum é a alergia, deixando a pele com aparência vermelha. Mas algumas dessas manchas avermelhadas também podem ser indicativo de doenças graves. Conheça algumas das suas causas:

Psoríase

A psoríase causa manchas na pele bastante desagradáveis, visto que a doença gera placas descamativas vermelhas e inflamadas. Essa é uma doença autoimune, genética e, por conta disso, facilmente desencadeada por determinados fatores, como estresse, cigarro, clima e lesões na pele (por queimadura de sol, por exemplo).

Rosácea

Quem tem rosácea sabe bem o que acontece quando entra em contato com alimentos ou bebidas quentes, exposição ao sol ou uso de corticosteróides. O rosto avermelhado é uma característica de quem sofre com essa doença crônica, comum em quem tem pele sensível. Outras causas para manchas vermelhas são lúpus, hanseníase, erisipela e câncer.

Apesar de muitas manchas serem benignas e apenas um problema estético, não deixe de procurar ajuda médica caso elas mudem de tonalidade e forma. Essas alterações podem indicar doenças mais graves, como câncer de pele.

Você tem alguma mancha na pele e quer saber mais a respeito do seu problema? Deixe seu comentário abaixo. Confira também nossos outros artigos sobre cuidados com a pele.

rugas e marcas de expressão