A acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem por conta da inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Isso ocorre devido à presença de sebo e células mortas.
Embora a condição seja extremamente comum, muita gente tem dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais mitos e verdades sobre acne. Confira!
Verdade.
Quem tem cabelo oleoso geralmente também tem a pele do rosto oleosa, um dos principais fatores para o surgimento da acne.
Mito.
Na verdade, o que causa acne é o excesso de açúcar. Nesse sentido, alguns tipos de chocolate podem piorar o quadro, bem como whey protein e alimentos com alto teor glicêmico, como massas. A dica é dar preferência ao chocolate com pelo menos 70% de cacau.
Mito. A acne não é transmitida pelo contato, não sendo, portanto, uma doença contagiosa.
Mito. A acne possui diferentes graus e tipos de manifestação. Assim, o paciente pode desenvolver espinha ou outras formas de acne, como cravos, nódulos, pústulas, cistos ou até úlceras.
Verdade. Alguns medicamentos anticoncepcionais podem agir positivamente no quadro, ajudando na prevenção da acne, enquanto outros podem agravar as lesões.
Mito. Existem diversos tratamentos dermatológicos para amenizar as marcas deixadas pela acne, como peelings químicos, laser, microagulhamento e entre outros.
Mito. O tratamento varia conforme a causa da acne, que pode ser hormonal, genética, devido ao uso de maquiagem ou ao hábito de não removê-la corretamente, uso de medicamentos, alimentação, uso inadequado de determinados produtos para a pele, dentre outros fatores.
Mito. Embora mais comum na adolescência devido às oscilações hormonais, a acne também pode aparecer em peles maduras, principalmente nas mulheres adultas.
Verdade. A realização do procedimento de limpeza de pele é feita por um profissional especializado. Fazê-la conforme a indicação do dermatologista, após avaliação da pele, auxilia no controle da acne e na manutenção dos poros do paciente.
Verdade. O peeling químico destrói as camadas cutâneas superficiais, causando posteriormente a regeneração da pele. Alguns agentes usados neste procedimento são o ácido salicílico e o ácido glicólico.
Verdade. O uso excessivo ou inadequado de cosméticos pode causar ou piorar a acne, sobretudo os cosméticos que aumentam a oleosidade da pele.
Verdade. O estresse é uma das causas mais importantes da acne, pois ele afeta o sistema imunológico e o equilíbrio hormonal do paciente.
Verdade. Medicamentos como corticoides e vitaminas do complexo B podem causar ou piorar o quadro.
Por fim, lembre-se de que, antes de realizar qualquer tratamento para acne, é fundamental consultar um dermatologista para que você receba uma análise individualizada sobre o seu quadro e esclareça maiores dúvidas.
Para mais informações sobre cuidados com a pele, acesse nossa Central Educativa!
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde
Formada na USP, participa constantemente de congressos nacionais e internacionais com os mais recentes avanços teóricos e desenvolvimentos tecnológicos disponíveis.