A queda de cabelo é uma condição que afeta muitas pessoas e devido a esse fato, novos tratamentos surgem frequentemente.
Entre eles, uma técnica que vem ganhando espaço hoje é o microagulhamento com microinfusão de medicamentos na pele (MMP Capilar).
Esse procedimento é um dos melhores tratamentos para combater a queda de cabelo e calvície na atualidade. E para te ajudar e entender melhor sobre ele preparamos esse post informativo.
Vamos te mostrar o que é esse microagulhamento, como funciona e quais os principais benefícios que oferece. Também traremos um tópico explicando que MMP Capilar e Mesoterapia não são iguais.
Boa leitura!
A microinfusão de medicamentos na pele é um esquema com o propósito de tratar quadros relacionados à perda de cabelo. Trata-se de um procedimento feito por microperfurações no couro cabeludo.
O dispositivo usado possui microagulhas que provocam furos para a aplicação de ativos diretamente dentro do couro cabeludo..
As substâncias usadas são muito conhecidas pelos que buscam tratamentos para o crescimento de cabelos e pelos. Entre eles estão minoxidil, biotina, finasterida, dutasterida e outros que estimulam o desenvolvimento dos fios.
É um procedimento pouco doloroso, pois, os micro furos feitos pelo aparelho são superficiais. Porém, se for escolha do paciente, é possível aplicar anestesia na região a ser tratada.
O MMP Capilar é muito indicado para combater a calvície masculina e feminina e a queda de cabelo de origem não genética,. Você sabia que essas duas condições, apesar de parecerem iguais, possuem diferenças? Confira a seguir:
O principal fator que diferencia os dois procedimentos está associado ao número de fios perdidos. A queda natural pode chegar até 100 fios por dia e faz parte do ciclo natural das madeixas.
Esse processo só é saudável quando os fios perdidos são repostos por novos na mesma quantidade. Ao perceber algo diferente dessa situação, então é melhor ficar atento e procurar auxílio médico para entender a real causa e os possíveis tratamentos.
Estresse, distúrbios hormonais, deficiência de vitaminas e minerais, esses são alguns dos principais causadores da queda de cabelo. Você consegue perceber aos poucos que o número de fios caídos é superior aos produzidos.
A alopecia androgenética (calvície) tem como causa inúmeros fatores de ordem genética e hormonal. A quantidade de fios perdidos não aumenta, mas eles vão crescendo mais fracos, até que param de nascer.
Os principais benefícios da MMP Capilar estão diretamente ligados a otimização da absorção das substâncias e o aumento na segurança da aplicação.
A absorção dos medicamentos utilizados para combater a queda de cabelo ocorre mais facilmente. Isso se deve ao fato que, ao serem injetados abaixo da pele, eles chegam mais rápido aos vasos sanguíneos.
O desenvolvimento da proteção está relacionado com o método de aplicação dos ativos, sendo diretamente no local desejado. O mesmo não ocorre quando você ingere os medicamentos, pois ele passa por todo o organismo até chegar ao destino.
A eficácia da técnica capilar vem sendo comprovada em diversas patologias capilares, como alopecia areata, eflúvio telógeno, etc.
Outra vantagem é a possibilidade de personalizar o procedimento a partir do diagnóstico. Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas o mínimo de sessões necessárias é de 4 a 6.
Apesar de ambas as técnicas possuírem como característica a aplicação com microagulhas, elas se diferem em muitos aspectos.
Listamos abaixo as principais diferenças, confira:
Mesoterapia:
MMP Capilar:
Independente do método que você for usar, o mais indicado é procurar um dermatologista com especialidade em tricologia. Somente ele poderá fazer um diagnóstico preciso e determinar qual a melhor solução para seu caso.
Como você viu, o MMP Capilar é seguro e vem trazendo muitos resultados no combate à queda de cabelo e à calvície. Se ainda houver dúvidas entre em contato com o consultório da Dra. Gláucia Labinas.
Para mais conteúdos como esse e outros sobre a área dermatológica, acesse nossa
Central Educativa.
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde
Formada na USP, participa constantemente de congressos nacionais e internacionais com os mais recentes avanços teóricos e desenvolvimentos tecnológicos disponíveis.