Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cabelos), cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície. Apesar de comum, o problema pode afetar a autoestima das pessoas prejudicando a saúde emocional tanto de homens quanto de mulheres. Diante disso, a tricologia busca os tratamentos mais adequados para os problemas capilares.
Mas, afinal, você sabe o que é tricologia? A tricologia é a especialidade que estuda a estrutura e o funcionamento dos pelos, fios de cabelo e couro cabeludo. O objetivo da tricologia clínica é buscar as causas, realizar o diagnóstico e definir o tratamento de problemas relacionados aos cabelos. Mas antes de entender mais sobre essa solução, é preciso entender a causa da queda de cabelo.
Por que tenho calvície e queda de cabelo?
A calvície é chamada no meio médico de alopecia androgenética. Como o nome sugere, trata-se de um problema capilar relacionado a dois fatores: testosterona
e genética.
1. Testosterona (referente ao termo andro)
Primeiramente, vale destacar que a calvície não está relacionada a uma disfunção na quantidade de testosterona. Ou seja, pacientes com esse tipo de queda de cabelo não necessariamente têm mais ou menos testosterona que pessoas sem calvície.
O que acontece é que nosso couro cabeludo possui receptores para a testosterona que circula no organismo. Na medida em que o hormônio se liga a esses receptores, ele provoca o que chamamos de miniaturização do folículo.
E o que é isso? O folículo piloso é uma cavidade na pele de onde nascem os pelos, é a fábrica dos fios. Na calvície, ao ocorrer o processo de miniaturização do folículo, há uma queda de produção de cabelo. Além disso, os fios que ainda são produzidos vão se tornando progressivamente mais finos e curtos, até que, por fim, param de nascer.
2. Genética
O fator genético da calvície – que pode ser tanto materno quanto paterno – reside justamente nessa sensibilidade que algumas pessoas têm de gerar a conexão da testosterona ao couro cabeludo.
A calvície nos homes
Na população masculina, grande parte dos pacientes começa a ter queda de cabelo entre os
18 e 25 anos. A calvície se inicia nas áreas em que os homens mais têm os receptores de testosterona, que são:
- A região temporal bilateral (as conhecidas “entradas”);
- Topo do couro cabeludo.
A Calvície nas mulheres
A população feminina, por sua vez, geralmente tem os sintomas iniciais da calvície depois da menopausa. Nesse período ocorre a falência dos ovários, ocasionando a queda da produção dos hormônios femininos.
Com a redução do estrogênio e da progesterona, a testosterona feminina fica mais livre para agir no couro cabeludo da mulher. Ocorre, então, a perda capilar.
Como é o tratamento da calvície feito pela tricologia?
O tricologista é o especialista em cabelo e couro cabeludo. Por meio de exames clínicos e avaliação dos fatores genéticos e demais condições do paciente, o profissional poderá identificar a causa da queda de cabelo.
Além da calvície, a tricologia trata de outras quedas de cabelo (como as decorrentes de quimioterapia, tintura ou alisamento), quebra dos fios e doenças do couro cabeludo (como infecções, inflamações e dermatites).
Uma vez feitos os exames necessários, o tricologista irá propor um tratamento individualizado e específico para cada caso. É importante destacar que, no caso da calvície – tanto masculina quanto feminina –, o tratamento deve ser feito precocemente para que os resultados sejam mais eficazes.
Enquanto a perda dos fios de cabelo ainda não é muito significativa, maiores são as chances de o tratamento cessar essa queda – que, sem tratamento, vai progredindo ao longo dos anos. Além de impedir ou ao menos retardar a progressão, com o tratamento é possível também estimular o crescimento de novos fios.
Tipos de tratamento para calvície
Inicialmente, o tratamento para calvície é feito com medicações orais ou de uso tópico. O tratamento medicamentoso pode ser associado, ainda, a outros procedimentos, como:
- Microagulhamento;
- MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele);
- Intradermoterapia;
- Dispositivos de LED.
---
A tricologia oferece várias formas eficazes de tratamento, a fim de viabilizar o restabelecimento saudável das condições capilares. Dependendo do caso, em alguns meses já é possível notar uma significativa melhora.
Contudo, é muito importante ressaltar que a calvície é uma doença crônica. Isso significa que é necessário um tratamento contínuo ao longo da vida do paciente. Unindo a medicina à estética, a tricologia cuida da saúde física dos fios e da saúde emocional do paciente, devolvendo a autoestima e o bem-estar.