Acne é o nome que damos à inflamação das glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos que acontece quando o sebo se mistura com células mortas e obstrui os poros, gerando cravos e espinhas.
Essa combinação cria um ‘ambiente’ propício para o crescimento de bactérias na pele. O processo inflamatório pode gerar vermelhidão, inchaço, dor e, muitas vezes, acarretar problemas psicológicos como ansiedade, insegurança e depressão. Por essas razões, é preciso entender tudo sobre acne, a fim de tratá-la corretamente.
A acne é mais frequente na adolescência devido à puberdade, que gera alterações hormonais,, principalmente uma elevação da testosterona, acarretando aumento da produção de sebo pelas glândulas é maior inflamação da pele.Mas a acne pode surgir também na fase adulta, principalmente em mulheres. Porém, é preciso saber que existem diferentes tipos de acne.
Tudo sobre acne - Conheça a classificação de gravidade da doença
Cada grau de acne tem sintomas e tratamentos específicos, pois a gravidade varia. Para saber tudo sobre acne, confira os cinco tipos de acne:
Acne não Inflamatória ou Comedônica
Esse é o tipo mais simples de acne. O que ocorre é o aparecimento de cravos na região da bochecha, testa e nariz. É mais comum ocorrer no período da adolescência,mas também pode se manifestar durante a vida adulta.
Acne Pápulo-pustulosa
Nesse caso, além dos cravos, há o aparecimento de pápulas, que são as bolinhas vermelhas. Ocorre também o surgimento de pústulas, chamadas também de espinhas.
Acne nódulo-cística
Esse tipo de acne se caracteriza por lesões nodulares e císticas, que são maiores e mais endurecidas, além de cravos e espinhas. São conhecidas também como espinhas internas
e aparecem geralmente no rosto, tórax
e costas.
Acne Conglobata
Ocorre a presença de nódulos e cistos bem próximos uns dos outros, geralmente grandes e avermelhados, com ou sem pus. Esse tipo de acne geralmente causa cicatrizes e manchas na pele.
Acne Fulminante
É o tipo mais agressivo de acne
e também o mais raro. Nesse caso, a acne surge repentinamente e é acompanhada por febre, fraqueza, dor muscular e mal-estar.
Como cada tipo de acne apresenta um nível de gravidade diferente, logo os sintomas também serão variados. É por isso que o diagnóstico deve ser realizado apenas por
profissionais especializados, os dermatologistas, que estudaram tudo sobre acne. Só assim será possível ter certeza se o caso se trata realmente de acne, e se sim,qual o tipo e quais os melhores tratamentos.
Sintomas da acne
Para saber tudo sobre acne, é preciso entender que os sintomas variam com a gravidade
e o tipo
de acne. Mas vale ressaltar que as lesões são mais frequentes na face, porém podem aparecer também nas costas, tórax
e ombros.
É importante ficar atento e saber reconhecer os principais sintomas da acne. Assim será possível informar ao dermatologista o que vem ocorrendo para que o diagnóstico seja mais preciso. Os principais sintomas são:
- Comedões, conhecidos como cravos;
- Pápulas, um tipo de lesão arredondada, avermelhada e endurecida;
- Pústulas, lesões com a presença de pus também conhecidas como espinhas;
- Nódulos, lesões parecidas com as pápulas mas mais profundas e dolorosas;
- Cistos, parecidos com as pústulas mas mais profundas e inflamadas.
Mitos e verdades sobre a acne
Existem diversas informações que ouvimos sobre acne,que algumas vezes são verdadeiras, mas também existem mitos que são amplamente disseminados e que precisam ser esclarecidos. Confira abaixo alguns dos mitos e verdades:
“Acne é coisa de adolescente, quando eu crescer não terei mais.” - Mito
Mesmo que a acne seja mais comum na adolescência, é possível que aconteça o aparecimento da acne durante a fase adulta. Além disso, quando não tratada corretamente, a acne que surge na adolescência pode se estender para a vida adulta. Portanto, essa informação não passa de um mito.
“O uso de cosméticos pode provocar acne” - Verdade
Existem cosméticos que são muito gordurosos e acabam gerando uma oleosidade excessiva na pele, que por sua vez resulta no aparecimento de acne. Por isso essa informação é verdadeira.
“Ficar estressado piora a acne” - Verdade
É verdade, pois o estresse acarreta alterações no sistema nervoso e imunológico, provocando mudanças na liberação hormonal. Logo, há uma visível piora nos quadros de acne quando nos estressamos.
“O excesso de maquiagem pode provocar acne” -
Verdade
Essa é mais uma informação verdadeira sobre a acne. Quando usada em excesso, a maquiagem obstrui os poros da pele
e assim favorece o aparecimento da acne, principalmente se forem maquiagens pesadas e oleosas. O ideal é procurar por aquelas oil free e as não comedogênicas.
“Pegar sol melhora o quadro da acne” - Mito
Na verdade, o que acontece é o contrário, já que no sol a transpiração fica mais excessiva, o que causa oleosidade na pele e piora o quadro da acne. Além disso, não há evidências de que os raios solares melhorem os sintomas da acne. Portanto, esse é mais um mito.
Conheça os principais tratamentos para a acne
O nível de gravidade da acne e os sintomas apresentados pelo paciente interferem diretamente na indicação do tratamento mais adequado ao caso. Além disso, as características do organismo de cada um e o estado de saúde geral também são levados em conta. Os principais tratamentos são:
Uso de produtos ou medicamentos específicos
Para acnes mais leves, existem diversos produtos que agem de forma local. Eles podem ser usados de forma isolada ou associada. Os principais são ácido salicílico, peróxido de benzoíla, retinóides (tretinoína, adapaleno), antibióticos (clindamicina e eritromicina, geralmente associados) e ácido azeláico.
Em alguns casos, é indicado o uso de antibióticos e isotretinoína oral. Para as mulheres há também a opção do tratamento hormonal com anticoncepcionais orais.
Procedimentos que auxiliam no controle da acne e redução de manchas
Além dos tratamentos com produtos ou medicamentos, é possível realizar diversos procedimentos estéticos que
ajudam a controlar a acne, como a
limpeza de pele, peeling de ácido salicílico e luz intensa pulsada.Além disso, quando a acne deixa cicatrizes, existem procedimentos que diminuem as manchas, como os
peelings químicos e os
lasers.
No entanto, é necessário que mesmo com o tratamento haja uma
rotina de cuidados diários, entre eles está a utilização de produtos especiais para pele acneica ou oleosas de forma a limpar a pele corretamente. Além disso, é preciso tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol e o uso de produtos cosméticos oleosos. Conclusão
Vale ressaltar que, mesmo sabendo tudo sobre acne, é importante que o diagnóstico e a indicação de tratamento sejam feitos somente por especialistas. Assim a chance de melhora do quadro da acne, além da diminuição de manchas e o uso de produtos será feita de maneira correta e segura.