Saiba quais são os prós e contras do botox

Dra. Gláucia Labinas • ago. 07, 2018
É importante que o indivíduo saiba quais são os prós e os contras do botox antes de decidir aplicá-lo.

A maioria das pessoas está em busca da fórmula mágica da juventude, e muitas delas acreditam tê-la encontrado no botox.

O botox nada mais é do que a toxina botulínica, uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Seu grande poder de diminuição de reações dos músculos do rosto fez com que se tornasse bastante procurado para tratamentos de rejuvenescimento.

Tal procedimento foi descrito pela primeira vez em 1989 pelo cirurgião plástico norte-americano Richard Clark. Desde então, a toxina botulínica tem sido usada por homens e mulheres em todo o mundo, que buscam uma aparência mais jovem e sem rugas.

O botox é um procedimento eficaz, seguro e pouco invasivo, além de apresentar poucos efeitos colaterais e resultados rápidos.

Ao longo do tempo a aplicação do botox foi aprimorada, evitando que o paciente ficasse com um aspecto artificial. Em diversos casos é quase impossível perceber que houve a aplicação da toxina.

Porém, como qualquer outro tipo de intervenção médica, é preciso estar de olho nas vantagens e nas desvantagens que esse produto apresenta.

Quais são os prós e contras do botox?

Existem diversos tipos de toxina botulínica. Para a realização da técnica do botox utiliza-se a toxina tipo A.

Sua aplicação é bastante eficiente no combate às rugas, mas é sempre bom ficar atento aos prós e contras desse método.

Vantagens

Muitas pessoas acreditam que existe o risco do resultado ser ruim e apresentar um aspecto nada natural. Porém, ao contrário disso, o resultado da aplicação da toxina botulínica é bastante natural e muito delicado, quase imperceptível.

Além disso, diferente de outros métodos, tal técnica pode ser realizada durante todo o ano, em qualquer época.

A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face.

O botox também não altera a aparência da face, mantendo os gestos e feições do indivíduo de forma bastante natural.

Outra vantagem desse método é a rápida recuperação do paciente. Imediatamente após a aplicação, a pessoa já pode retomar as suas atividades normais.

Uma preocupação apresentada por algumas pessoas é em relação a reações alérgicas. Porém, até o momento, casos de alergia são totalmente desconhecidos.

Tal tratamento pode ser realizado em pessoas de todas as idades, não apresentando problemas. Contudo, é indicado quando a pessoa já começa a apresentar linhas de expressão estáticas no rosto, já que seu maior objetivo é mascarar a presença de rugas da face.

Desvantagens

Por ser aplicado diretamente nos músculos faciais, o paciente pode apresentar leve sensação de peso na testa nos 2 primeiros dias da aplicação.

Além disso, a aplicação de botox pode ocasionar outras reações passageiras, como leve dor de cabeça nos primeiros dias.

Outro ponto a ser avaliado é uma vantagem para algumas pessoas e uma desvantagem para outras: com o tempo o botox perde a eficácia e precisa ser reaplicado.

Isso acontece porque a toxina botulínica tipo A pode levar o corpo do indivíduo a produzir algum tipo de anticorpo contra ela. Com isso, o tratamento pode ter menos eficiência do que o esperado.

Contraindicações

Existem alguns casos em que a realização do método precisa ser evitada, como é o caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Pessoas que são muito sensíveis a qualquer componente da fórmula do botox também precisam pensar duas vezes antes de se decidir pelo tratamento.

A aplicação do botox também não é indicada para pessoas com doenças que afetem a musculatura ou que apresentem miastenia grave.

Quem estiver realizando algum tratamento com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos ou possuir algum tipo de infecção ou inflamação do local pretendido para a aplicação deve adiar a realização do procedimento.

Você já conhecia os prós e contras do botox? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário e continue acompanhando as nossas publicações.