Rugas e marcas de expressão: por que elas aumentam com o passar dos anos?

As rugas e marcas de expressão podem surgir mais cedo do que se imagina, e isso tem muita relação com os hábitos diários, nos quais se incluem má alimentação, exposição excessiva ao sol e noites mal dormidas, mas qual a explicação para que determinados fatores contribuam para as temíveis rugas?

Neste artigo, explicaremos as características da nossa pele que se perdem com o tempo e selecionamos uma lista de hábitos que levam ao surgimento de rugas e marcas de expressão.

Rugas e marcas de expressão são causadas por maus hábitos

O que são rugas e marcas de expressão e quais as suas características

A nossa pele é constituída de duas substâncias importantes para a própria manutenção: colágeno e ácido hialurônico.

O colágeno é responsável pela elasticidade da pele, capaz de responder à movimentação dos músculos; ácido hialurônico é responsável pela plasticidade, que é a capacidade de, após a movimentação muscular, voltar ao seu estado normal.

A perda dessas duas substâncias colabora para a formação de rugas, já que o constante movimento da musculatura (rir, chorar, expressão de preocupação) formam as linhas de expressão, porque a pele não tem mais condições de voltar ao normal.

Agora que você já sabe as características da pele e o que são rugas, vamos falar dos principais fatores de risco para as marcas de expressão.

Principais fatores de risco para as marcas de expressão

1. Exposição ao sol

A exposição ao sol pela manhã ajuda a pele a produzir vitamina D, um nutriente essencial para os ossos, que evita fraqueza e osteoporose, entretanto o excesso não só faz mal à saúde interna como também a nossa pele.

Os raios UV provocam, a longo prazo, rugas, manchas e câncer de pele, uma das piores consequências do hábito de se expor demasiadamente ao sol. Por isso, nunca dispense o protetor solar com o fator ideal para a sua pele.

2. Má alimentação

O consumo de alimentos ricos em gorduras, sal, açúcares e carboidratos favorece o aparecimento das marcas de expressão. Se você é adepto do fast-food, costuma comer aquele salgado com refrigerante antes de voltar ao trabalho, melhor evitar.

Powered by Rock Convert

A deficiência de nutrientes, muito comum em tais alimentos, altera o pH da pele, contribuindo para o surgimento de rugas e deixando a aparência opaca. É certo afirmar que o mal que entra pela boca, afeta todo o exterior. Por essa razão, substitua-os por frutas, alimentos integrais e vegetais.

3. Não dormir bem

As rugas podem ficar mais evidentes se você não dorme o mínimo de horas por noite, que pode variar de 6 a 8 horas. Dormir tarde e, principalmente, maquiada contribui para uma pele mais envelhecida antes do tempo.

Uma boa noite de sono ajuda a manter a pele saudável

Olheiras, bolsas ao redor dos olhos e uma pele sem viço são consequências de uma noite mal dormida. Tente conciliar o sono e, assim, repor as energias no dia seguinte. Não dormir bem também prejudica o desempenho na escola ou no trabalho.

4. Cigarro e bebidas alcoólicas

Substâncias tóxicas são grandes vilões dos órgãos internos e da pele. A poluição ambiental, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas provocam a oxidação das células e a flacidez, já que há perda de colágeno.

A pele absorve as toxinas, favorecendo o envelhecimento precoce e fazendo a pele perder a elasticidade e a luminosidade naturais. Quem fuma, por exemplo, pode experimentar uma pele amarelada e grossa, devido à nicotina.

5. Não beber água

Água é fonte de hidratação natural, e além de deixar a nossa pele mais bonita, a água também desempenha funções importantes para a manutenção do nosso corpo.

Não adianta comprar cremes caros com promessas mirabolantes se você não cuidar da pele de dentro para fora. A recomendação é de dois litros de água por dia.

Portanto, os maus hábitos diários são os vilões que contribuem para o surgimento de rugas e marcas de expressão. Cuide desses hábitos e não deixe de aliar aos bons cremes com ingredientes essenciais para a pele.

Aqui no site temos mais artigos sobre o assunto, mas, se você tem alguma dúvida ou deseja acrescentar algo, não deixe de comentar.

1
Olá! Posso te ajudar com alguma dúvida sobre agendamento de consultas?
Powered by
Manchas na peletratamentos mais comuns para manchas na pele