Aprenda como escolher o melhor tratamento de pele para sua idade

Cuidar da pele é essencial em qualquer idade. Inclusive, quanto mais jovem você é quando passa a ter essa preocupação, menos problemas terá no futuro. E o melhor tratamento de pele varia de acordo com a fase da vida.

Os mais jovens podem apostar em determinados produtos enquanto que os mais velhos devem investir em mais opções. Os hormônios e o sol são os principais culpados pelo aparecimento das rugas e da flacidez em determinadas partes do corpo.

Nesse sentido, percebe-se a importância de focar no tratamento ideal para sua idade. Uma mulher de 45 anos não lida com as mesmas transformações em relação à que que acaba de chegar aos 30.

Aprenda, agora, como escolher o melhor tratamento de pele levando em conta a faixa etária em que você se encontra.

Adolescência

As adolescentes podem, sim, se preocupar e cuidar melhor da pele. Apesar de essa fase ser a das espinhas, alguns tratamentos já ajudam a garantir uma pele bonita e saudável no futuro. O ideal é usar um sabonete próprio para o tipo de pele e lavar bem o rosto ao acordar.

Como os cravos e acne são comuns nessa idade, adolescentes costumam evitar o hidratante. Apesar disso, ele é importante e deve ser passado tanto no rosto quanto no corpo todos os dias, preferencialmente após o banho. O protetor solar também deve fazer parte da rotina.

Já para as espinhas e cravos, o melhor tratamento de pele pode ser o peeling ou a limpeza de pele combinados com uso de medicações tópicas adequadas.

Aos 20 anos

Aos 20 anos já é possível usar cremes antirrugas e apostar na luz pulsada. Fonte da imagem: Guia da Semana

O uso de protetor solar continua a fazer parte da rotina com a chegada dos 20 anos. É recomendado, também, não esquecer de tirar a maquiagem antes de ir dormir e usar um bom removedor para isso.

O peeling químico ou de cristal ainda é indicado e pode ser feito em casos de marcas na pele ou de acne e cravos. A limpeza de pele também é ótima e pode ser feita sempre que necessário.

Outro tratamento que vem ganhando espaço é a luz pulsada, ideal para quem tem marcas de acne no rosto.

Depois dos 25 anos, é possível começar a usar alguns cremes antissinais, desde que após a consulta com o dermatologista. A hidratação não deve ser ignorada e cremes com filtro solar são bastante indicados para uso diário.

Aos 30 anos

Com a chegada dos 30 anos, além dos cuidados diários simples e dos tratamentos mais leves, como o peeling, é possível investir em outras opções. O Botox ajuda a reduzir as linhas de expressão e deixa a pele mais jovem.

Cremes com ácido retinóico e vitamina C são recomendado pelos dermatologistas, mas é necessário ter receita médica para poder utilizá-los. Servem para diminuir as marcas das rugas, principalmente do rosto.

Já a luz pulsada, que pode ser aplicada desde os 20 anos, é indicada aos 30 para reduzir as manchas causadas pelo sol e os vasinhos que ficam mais visíveis ao redor do nariz e das bochechas.

Aos 40 anos

Nesta fase, o melhor tratamento de pele varia de acordo com a indicação do dermatologista e escolha da pessoa. Além dos procedimentos que podem ser feitos quando se tem menos de 40 anos, outros entram no rol de opções.

Powered by Rock Convert

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para as rugas, principalmente aquelas que aparecem logo abaixo dos olhos e ao redor da boca (o chamado bigode chinês).

As manchas passam a incomodar, muitas vezes tanto quanto as linhas de expressão. Os cremes anti-idade podem fazer parte da rotina e aqueles à base de ácido retinoico também.

O Botox é indicado para a região da testa e sobrancelhas, com o intuito de levantar o olhar, e os peelings químicos de média profundidade estimulam a renovação da pele.

Aos 50 anos

Aos 50 anos, as cirurgias já são indicadas. As plásticas são recomendadas com o intuito de reverter a flacidez da pele e deixá-la mais jovem. Ainda assim, não há obrigação de se submeter aos bisturis.

Cada vez mais novas técnicas rejuvenescedoras sem necessidade de cirurgia vêm surgindo. Então, o melhor tratamento de pele para essa fase da vida se encontra entre:

  • O uso de cremes para combater a perda da densidade da pele;
  • A aplicação de ácido polilático (que estimula a produção de colágeno);
  • Os peelings de média profundidade;
  • O laser;
  • Cremes à base de ácido retinoico e vitamina C;
  • O preenchimento com ácido hialurônico.

Os cuidados básicos com a pele permanecem os mesmos de antes dos 20 anos. Lavar bem o rosto, não dormir de maquiagem, usar o protetor solar e passar um bom hidratante.

Aos 60 anos

A plástica é uma boa alternativa para essa fase da vida. De qualquer forma, é possível fugir dos bisturis e manter a pele jovem e bonita. Fonte da imagem: Beleza Interativa.

Se no período anterior aos 60 não havia preocupações com a pele, isso mudou bastante. Inclusive, os tratamentos e cuidados pesam ainda mais nas pessoas com esta idade

Os cremes são os principais aliados, principalmente para diminuir as marcas mais profundas no rosto. Já nas cirurgias para o corpo, o procedimento para elevar as mamas é o mais procurado.

Quem ainda quer fugir das plásticas e dos bisturis pode seguir os mesmos tratamentos recomendados aos 50 anos. Peelings, laser, aplicações e preenchimentos costumam trazer bons resultados. A aplicação de ácido polilático aliada aos cremes antienvelhecimento podem ser vistos como o melhor tratamento de pele para essa fase da vida.

A partir dos 65

Depois dos 65 anos e próximo aos 70, ainda é possível manter um aspecto mais jovem e descansado sem cirurgia. Os estimuladores de colágeno como o Sculptra e o Radiesse ganham importância, assim como uma técnica de lifting facial não cirúrgico chamado de MD Codes.

As aplicações e o uso de cremes específicos para a idade são recomendados, pois estimulam a produção de colágeno e hidratam a pele.

Para a melhora da flacidez do corpo, podemos realizar a aplicação dos bioestimuladores, assim como tratamentos para a gordura localizada. Nesta faixa etária, podemos tratar também as manchas das mãos e braços com peeling e luz pulsada.

Cada idade tem seus cuidados e procedimentos mais indicados. A escolha do melhor tratamento de pele depende do resultado buscado e do que o seu dermatologista recomenda ser melhor para aquele momento.

Para saber mais sobre cuidados com a pele, continue acompanhando nossos artigos.

tratamentos personalizados para cada tipo detratamentos para rejuvenescer a pele